Rota Turística Ferradura dos Vinhedos


A Rota Turística Ferradura dos Vinhedos é o fruto de um projeto de pesquisa registrado no Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (Sippee) da Unipampa que foi realizado pelo professor Avelar Batista Fortunato em 2010, à época professor no campus Livramento, que contou com estudos, visitas técnicas, palestras e a elaboração de um relatório que foi encaminhado em 2013 ao poder público municipal, como alternativa de exploração turística da região.

 

Inicialmente o projeto tinha o objetivo de aproximar os estudantes da realidade econômica local, através da prática empresarial da vitivinicultura. O dia a dia nas estradas da região proporcionou ao professor observar que aquela rota em torno das vinícolas tinha o formato de uma ferradura, o que acabou dando nome ao que se tornaria o principal roteiro turístico da fronteira da paz.

 

A região da Ferradura dos Vinhedos é magnificamente contemplada com belezas naturais, históricas e culturais, além de representar a forte inclinação empreendedora dos santanenses, e de empresas de fora da cidade, que escolheram a região para desenvolver o cultivo de uvas, oliveiras, nogueiras e para a produção de vinho, azeites de oliva, nóz pecan, mel, e derivados de leite.

No caminho percorrido, por onde dinossauros também deixaram suas pegadas, destacam-se o Cerro da Cruz, o Cemitério da Cruz, o Passo da Cruz e Passo do Guedes, o Cerro da Vigia, o emblemático Cerro de Palomas, Centro da Tradições Gaúchas, construções centenárias e ruinas que contam a história dos primeiros moradores dos vilarejos e ainda as vinícolas Almadém, Nova Aliança, Cordilheira de Sant'Ana, Salton e o Parque Termal Amsterland que inaugura a primeira fase do projeto no dia 13 de Julho de 2019.

Atualmente, a rota não está sendo explorada em sua totalidade, em virtude das dificuldades de deslocamento de veículos na parte central do circuito. Esta condição temporária não compromete a realização de um dos mais belos passeios da fronteira, regado a lindas paisagens, visita guiada, degustação e compra de vinho em duas vinícolas, degustação e compra de azeite de oliva na Casa Albornoz e um delicioso Café Campeiro no Passo do Guedes, com destaque ao inesquecível bolo de tangerina da Sílvia.

Falaremos mais sobre esses e outros atrativos aqui no Portal, aprofundando histórias e curiosidades a respeito da Ferradura dos Vinhedos, tu vais te surpreender!

Os passeios guiados são oferecidos pela Agência Corticeiras, responsável oficial pelo turismo receptivo na cidade, no andar térreo do Verde Plaza Hotel, localizado à R. Manduca Rodrigues, 747, Centro - Santana do Livramento, ou agendados pelos fones: (55) 3242 9300 ou (55) 996856346 com Vera Reis.